ERRO - Usuários alunos sem acesso a Internet wifi no LE 4.0

 

Passo-a-passo de como configurar wifi no Linux Educacional 4.0 para que todos os usuários alunos tenham acesso a internet.

Após a instalação do LE4 nos laboratórios com acesso a internet sem fio, a internet só funcionava se o usuário professor estivesse logado, se estivessem logados os usuários aluno1 e aluno2 ou aluno3 a internet não funcionava...
Como resolver o problema:
1º – Você deve logar como professor para poder fazer as alterações necessárias.
Usuário = professor
Senha = professor
2º – Clicar no botão “LE>Sistema>Centro de controle”;
3º – Na janela que se abriu clicar em "Sistema>Gerenciamento de usuários", digitar a senha de professor caso seja pedida, clicar na aba "grupo" e marcar a opção "Mostrar grupos do sistema" Deve-se clicar 2 vezes nos grupos adm, admin, ipadmin, uma de cada vez, e clicando no botão "adicionar" para adicionar os usuários alunos 1,2,3 aos grupos, clicando em ok para confirmar.
4º – Clicar no grupo “freeze” e clicar em remover, para remover os usuários alunos 1,2,3 deste grupo desta forma os “alunos 1,2,3” terão permissões de administrador do sistema e poderemos realizar todas as alterações necessárias para poderem acessar a internet;
5º – Clicar no botão “ok”, reiniciar o micro e logar como “aluno1”;
Usuário = aluno1
Senha = aluno1
6º – Iremos agora configurar a conexão de rede sem fio. Clique no botão “LE>Sistema>Centro de controle”
7º – Selecione “Rede e Conectividade>Configurações de Rede>Network Connections” na aba "Sem fios” clique em “Adicionar”;
9º – Clicar no botão “procurar” para localizar as redes disponíveis;
10º - Selecionar a rede que você deseja que o micro use, provavelmente será a “Proinfo” e clique no botão
“ok”;
11º – Digitar o nome da conexão, no meu caso digitei “Proinfo”, marque a opção “Conectar
automaticamente” para que a internet já possa ser usada ao logar o usuário;
12º – Clique na aba “Segurança da rede sem fio” e coloque a senha da rede escolhida anteriormente;
13º – Selecione a aba “Endereço IP”, nela escolha o método “Automático (DHCP)” e clique no botão “ok”
14º – Após fazer todas as configurações aparecerá a conexão “Proinfo” que ainda não foi utilizada. Clique no botão “Aplicar”.
Pronto à internet já estará funcionando para o usuário “Aluno1”. reinicie o micro e verifique se os outros usuários já estão com acesso a internet, caso contrário configure a internet para os outros usuários também, seguindo o mesmo procedimetos do item 6 ao 14, após configurar todos os usuários reinicie o micro.
Sugiro que agora sejam retirados os privilégios de administrador do sistema destes usuários para que ele não possa fazer novas configurações no micro, para isso siga os passos de 1 - 3, lembrando que ao ao invès de adicionar agora vc vai remover os usuários destes grupos, clicando no botão remover.