ISO Recovery Pregão 83/2008


ISO RECOVERY pregão 83/2008

Esta iso INSTALA o Sistema Operacional Linux Educacional 4.0 no pregão 83/2008  de forma rápida (cerca de 10 - 15 min), particionando o HD, ou seja uma partição para raiz (cerca de 30G) e a outra para /home (cerca de 120G), outra para o programa de backup (cerca de 10G) além da swap de cerca de 3G.

Como há diferentes lotes deste mesmo pregão, esta iso é para o lote da positivo em que o gabinete apresenta um botão reset.

Já conta com configurações e programas importantes como Jclic - Atividades Educativas (dezenas de atividades educativas construídas no JCLIC por Articuladores e Professores de Juazeiro BA), Epoptes, Firefox, Gêlo-Desktop, dicionário português, inglês, espanhol, Gcompris, Hagaquê, EdujogatiFX, Luz do Saber EJA, Luz do Saber Infantil, Show do Milhão, Hotpotatoes, Rived, Sebran, Omnitux, tuxtype, LibreOffice 4.0, entre outros. Além de opção de backup da raiz para recuperação futura.

Útil para instalação rápida, em muitas máquinas, como em um laboratório.

ATENÇÃO: Antes de prosseguir com a utilização da ISO Recovery recomendamos que faça um backup da lincença userful que fica na pasta /etc/X11 de nome com final .1box.info
Faça backup da licença de todas as máquinas, após a restauração basta copiar de volta a chave para a mesma pasta para ativar o userful. 


Download - Opção 1
Download - Opção 2
https://www.dropbox.com/sh/ul9rdosi3vwv2zi/D8d3mWr--N
Na opção 1 de download a ISO está dividida em 23 arquivos, para juntar, basta abrir qualquer um deles e pedir para extrair, então você terá um arquivo chamado 83.2008-personalizado-07-02-2014.iso, que deverá ser gravado num DVD como imagem, você pode usar o K3B ou Brasero para fazer isso.

Se desejar usar um pendrive no lugar de um DVD, utilize o Tuxboot para fazer um pendrive bootável.

Para instalar o tuxboot: sudo apt-add-repository ppa:thomas.tsai/ubuntu-tuxboot && sudo apt-get update && sudo apt-get install tuxboot -y

Obs: Se está usando o LE3.0, como não há mais suporte para o mesmo, o comando acima não funcionará, você pode baixar os arquivos para instalação do tuxboot no LE3.0 aqui, descompacte-os e instale-os.

Após gravar a iso no DVD ou criar um pendrive bootável veja como proceder aqui.

ATENÇÃO ATENÇÂO ATENÇÂO!!!

A ISO 83/2008 FORMATA TODO O HD, use apenas se esta for sua intenção. e é apenas para máquinas do pregão 83/2008, para outros pregões acesse o menu ISO RECOVERY na parte superior do blog
Após a instalação você precisa realizar alguns procedimentos simples veja aqui

66 comentários :

  1. Tem como disponibilizar essas isos na internet???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou upando as ISOs, acredito que até sexta estarão disponíveis, então colocarei os links aqui.

      Excluir
    2. Olá, ISO_Instalação disponível, leia toda a postagem http://aetjblog.blogspot.com.br/p/iso-recover.html para compreeder como proceder no uso destes arquivos.

      Excluir
    3. Oi, tentei baixar o Iso Restauração e não consegui, sabe o que aconteceu?

      Excluir
    4. Olá, está disponível até o momento apenas a ISO Instalação, acredito que até sexta da semana seguinte estará disponível também a ISO Restauração.

      Excluir
    5. Ah valeu mesmo. Olha eu vou repassar o seu blog aki pro pessoal de goiania, eu mesmo acho ele muito interessante e com certeza de muita ajuda. Valeu demais.

      Excluir
    6. Olá, fique a vontade para divulgar o blog e também para sugerir melhorias, postar dúvidas etc... Espero que ele possa ser útil de alguma forma.

      Excluir
    7. ISO Restauração disponível.

      Excluir
  2. Olá,

    não consigo fazer o download do arquivo recovery_LE4ak. Tem como verificar se não há algum problema no arquivo ??

    ResponderExcluir
  3. Olá, os links foram verificados e não foram encontrados problemas nos mesmos. Se puder nos dizer o que está dando errado. Qual procedimento está usando? que mensagem você recebe ao clicar no link? quem sabe possamos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recebo nenhuma mensagem, esse é problema. Clico várias vez no clico e não começa o download.Tentei em outros computadores e até pelo Windows , mas não inicia o Download.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tentei agora e conseguir fazer o download. Problema resolvido.
      Mas tenho outra dúvida. Na hora da instalação ele dá um erro dizendo que o disco é pequeno.Estou achando estranho porque as máquinas são do pregão 832008

      Excluir
    4. Qual vc baixou? Instalação ou restauração? verifique o tamanho do disco de seu micro, deve ser de pelo menos 160 GB, para poder usálo.
      Lembre-se primeiro use a iso de instalação, para depois a de restauração(caso precise).

      Excluir
    5. Então, no momento apenas o instalação. Ainda estou terminando de abaixar o disco de restauração. O computador é das configurações padrão do pregão 832008. Aparece o seguinte erro na hora da instalação: falha em criar a tabela de particionamento neste disco. Não sei se escolhi a opção errada no inicio do boot.( escolhei a primeira opção que aparece e dei enter).

      Excluir
  4. Você está tentado instalar nas maquinas clientes ou servidor? Pois esta iso é para máquinas dos alunos, clientes. Caso tenha o dvd de restauração da positivo LE 3.0, tente fazer uma restauração utilizando-o. Após tente usar a ISO que vc baixou.
    Caso não consiga prosseguir com a restauração com dvd da positivo, ou se demorar muito é erro de disco, tente em outra máquina e veja o ocorre.
    Veja se ocorre o mesmo erro em outras máquinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa, quantos arquivos vc baixou, qual o tamanho total da iso após montada?

      Excluir
  5. A opção que você escolheu está correta, basta verificar agora se é problema de disco ou problema na imagem iso, pode ter sido corrompida no download, ou ainda na hora de juntar as partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vou seguir essas orientação, Restaurar através do Linux Educacional 3 e tentar o seu disco. Acho que deve ser esse problema, pois a máquina já estavam com linux educacional 4 .

      Excluir
  6. Nova iso disponível, arquivo completo sem divisão, basta baixar e gravar em um dvd.
    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  7. Aparece o erro: O acesso à página da web foi negado
    Você não está autorizado a acessar a página da web em https://doc-0g-a4-docs.googleusercontent.com/docs/securesc/9tfhfg1pva5g8fk0t31vdesf0i98241m/decg83cjvr8nbtl0jn235232rq9kruvo/1350468000000/12356306738708901476/12356306738708901476/0B6uaBzPnSfNXOVpGRVo5SEhCQVk?e=download&nonce=27i4bi8d68tdu&user=12356306738708901476&hash=g6pnqmfig6cra6j4n9otc7jtgeivb7nv. Pode ser necessário fazer login.

    Em todas as duas ISOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigado pelo contato, feita alteração no link, favor tentar baixar e se possível nos dar um feedback (retorno).

      Excluir
  8. Olá...
    Eu não consigo trocar o ip dos computadores. Por mais que coloco DHCP ou ip manual, as maquinas permanecem sempre com ip 192.168.0.13. O que está acontecendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernandes, para alterar o IP, siga este procedimento: nas maquinas que queira alterar o IP, logado como professor, abra um terminal e digite:
      sudo nano /etc/network/interfaces (enter), digite a senha: professor. No arquivo que se abriu onde está escrito address 192.168.0.20, modifique o número do IP a seu gosto. Mudando apenas a terminação.
      Caso a sua conexão seja sem fio (wireless) aconselho a deletar o arquivo que acabei de citar da seguinte maneira: abra um terminal e digite sudo rm /etc/network/interfaces && sudo reboot
      Assim você poderá alterar seu IP normalmente.

      Excluir
  9. Fernandes, lembrando que ao editar o arquivo interfaces você deve salvar usando ctrl+o e ctrl+x para sair.

    ResponderExcluir
  10. sim sim.. dessa maneira eu conseguir.. a questão eu repassar para professores ste estarem fazendo. Será algo do outro mundo pra eles. Precisava do estilo classico via interface grafica. Mas de resto esta ótimo .

    ResponderExcluir
  11. Certo. Uma forma de deixar mais fácil e permitir que seja feita alteração em modo gráfico é removendo o arquivo interfaces que lhe falei e reiniciar o micro, mas ainda assim seria necessário o uso do terminal para remover.
    Uma outra sugestão seria você remover este arquivo em apenas um micro a partir deste criar sua própria iso de instalação seguindo este passo a passo neste link http://aetjblog.blogspot.com.br/2012/07/dicassugestoes-criando-cddvd-de.html, deixando de modo que possa atender suas necessidades.
    Obrigado pelo contato.
    Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  12. O link estão fora do ar, tem como upar novamente?

    ResponderExcluir
  13. Vamos verificar! Obrigado por entrar em contato.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tente agora e me diz se conseguiu, se não, me informe o que aconteceu, qual mensagem, página de erro aparece.

    ResponderExcluir
  15. Para conseguir fazer os downloads, você precisa ter conta no google (gmail) e estar logado

    ResponderExcluir
  16. Uma dúvida...
    Tem como criar uma partição no próprio HD para ser usada de armazenamento dessa imagem?
    Por exemplo, tenho uma partição com LE4 de 80gb, 2Gb de swap e crio outra partição de 10G para colocar a image do clonezilla. Quando eu for criar a image,eu marco que quero apenas a partição do LE4 e armazeno nessa partição de 10 Gb. Assim, quando quiser restaurar, preciso apenas setar onde esta a image do disco para restauração, me livrando de DVD( ja que minha iso deu 8Gb . É possível isso?

    ResponderExcluir
  17. Fernandes, sua ideia faz sentido, é válida, é uma pena que dá um pouquinho mais de trabalho do que se for restaurar por um disco de DVD, fazendo assim, a imagem que vc deveria colocar na partição de 10GB, deve ser a imagem da etapa 1, ou seja aquele pasta que vc citou haver no pendrive que estava ao lado da ISO, não sendo necessária a ISO, então para restaurar vc deveria usar o CD do clonezila (o mesmo que vc usou para criar a imagem), seguindo praticamente o mesmo processo para criar a imagem, mudando apenas na etapa em que se escolheria savedisc ou saveparts, você deve escolher restoreparts (restaurar partição)
    Como sua imagem ultrapassou 4,7 GB, então era desnecessário criar a ISO, bastava apenas finalizar a etapa 1, pois a etapa dois era, somente pra caso quisesse colocar em um DVD.
    Outra coisa, Sua Imagem deu 8GB? realmente é muito grande, mas analisemos o que há nesta imagem, quando fui criar minha primeira imagem também havia ficado muito grande e ao analisar verifiquei que haviam arquivos desnecessários, para a imagem, que poderiam ser adicionados posteriormente ou mesmo descartados, como é o caso do cache apt e de atualização, cache do firefox, instaladores de programas, já instalados, ao excluir estes arquivos que julguei desnecessários obtive uma redução de cerca de 40%, verifique isto, pode ser que consigas reduzir esta imagem, é apenas uma sugestão.
    Para liberar espaço do apt (onde ficam arquivos utilizados para a instalação de programas e atualizações, eles não são mais necessários), basta abrir o terminal e digitar: sudo apt-get clean

    Como sugestão, deixe a imagem atualizada e enxuta, apenas com programas desejados instalados e suas configurações, SEM arquivos extras, como músicas, vídeos, imagens, instaladores de programas que já foram instalados, entre outros.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  18. Usei o sudo apt-get clean e imagem diminui de tamanho extao 4.3 giga. Santo comando esse.

    Também testei a ideia que comentei, de criar uma partição para armazenar o recover e dispensando HD, e funcionou tb.
    Vou formatar todas as máquinas da rede e ensinar os professores a fazer recover sem precisar de intervenção do suporte técnico. Deu problema? soh da recover pra ficar zero bala, com LE4 e tudo.

    ResponderExcluir
  19. Fernandes, que bom que conseguiu, Parabéns!
    Como disse, sua idéia é válida.
    Obrigado pelo feedback.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  20. pelo que entendi tem como deixar uma imagem de recuperação do sistema no hd, para quando der problema no sistema eu recupere? Como pode ser feito isso?

    ResponderExcluir
  21. No link abaixo, você encontra um passo a passo de como criar sua própria ISO, vc pode escolher onde colocar a imagem de restauração, no pen drive ou HD.
    http://aetjblog.blogspot.com.br/2012/07/dicassugestoes-criando-cddvd-de.html

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá Roberto,
    Uma forma de fazer download em arquivos grandes, podendo pausar, é utilizando um Gerenciador de Download.
    Por exemplo para o linux eu uso o d4x, para instalar basta abrir um terminal e digitar: sudo apt-get install d4x
    Para windows você pode usar o Puxa Rápido (http://puxarapido.com.br/downloads/puxarapido_v0861.exe)

    ResponderExcluir
  24. Cara.. ficaram muito boas as imagens. Inclusive salvou minha vida, pois em um lab inteiro não dava certo instalar o Userful no LE 4.0.

    Grato demais AETJ.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Olá Paulo, que bom que serviram pra vc, logo estaremos colocando imagens de instalação de todos os outros pregões.
    Obrigado pelo contato!!!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Acesso Fácil Informática,
    Não, esta ISO é para o pregão 83/2008, até o momento temos disponíveis apenas os pregões 83/2008, 38/2006, 45/2007, 71/2010, breve postaremos a ISO do Pregão 69/2008, siga o blog para receber notificações de atualizações

    ResponderExcluir
  27. Ojá amigo boa tarde. estou precisando desta .iso , porem, no link que você postou o arquivo , ta dando erro no download.. fala que temporamente indisponível. teria com uppar novamente. se possivel em um servidor mais rapido tipo mediafire tanto para upload e download e é free . obrigado.. blog show de bola

    ResponderExcluir
  28. Olá Odebe,
    favor tentar novamente, link verificado https://mega.co.nz/#!6Yd2UZ4Y!LAcmXTjD_FMyDjPF17PY5U87sVcDuGdXMwxMPZ5f89A
    Siga nosso blog
    Obrigado pelo contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola obrigado pela resposta. Vocês não teriam este arquivo em outro servidor , por que a internet na minha região cai as vezes e nesse link que você me passou não aceita gerenciador de downloads. Não teria uma solução pra mim . Obrigado Novamente.

      Excluir
    2. Olá obede, posso até upar para outro servidor, deixe seu e-mail, para que quando disponível possar entrar em contato, pois esta semana é semana de carnaval por aqui e a escola em que trabalho está fechada, só poderei upar semana que vem, mas se consegui de alguma forma entro em contato, envie-me seu e-mail para 7miguelsilva7@gmail.com que terei o prazer de entrar em contato
      Obrigado pelo contato.

      Excluir
    3. Claro sem problemas.. Ficarei muito agradecido pela sua gentileza... meu email: obedeleal@gmail.com. Que Deus lhe Abençoes.

      Excluir
  29. Olá, boa noite, estou tentando a semana toda baixar essa ISO pelo MEGA, mas sempre que to baixando chega em um certo tempo, da erro, e lá vai baixar de novo, UPA aí em outro servidor. Grato! adrianjpa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, estarei tentando colocar em outro servidor.
      Grato pelo contato!

      Excluir
  30. Olá pessoal, bom dia!
    Estamos disponibilizando as ISO's em outros servidores também, o arquivo foi dividido para melhor gerenciamento de download, ainda não estão todos os arquivos, mas se quiserem ir baixando, podem ficar a vontade, logo todos os arquivos estarão disponíveis,
    Até o momento temos algumas partes do 83.2008 e 45.2007
    Segue link:
    83.2008 https://www.mediafire.com/folder/769cctgzy2sst/83.2008
    45.2007 https://www.mediafire.com/folder/zzsz43unll4bd/45.2007

    ResponderExcluir
  31. Miguel, depois que seleciono a opção de instalar o sistema, como na figura acima, fica na tela preta como se tivesse instalando e depois da erro, fica com mensagens de error, dai não progride. Tentei restaurar como se fosse um CD recovery, no LE3 e tbm no LE4 e sempre fica no mesmo erro. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adrianjpa,
      Em alguns casos podem ocorrer erros, os mais comuns são de HDs menores que 160GB, placa mae diferentes, ou mesmo lote de pregão diferente, esta iso foi feita no lote que o gabinete possui botão reset. há outro lote que o gabinete possui apenas o botão power, há ainda outro lote de placa mãe diferente, os lotes em que aparece a marca login na tela, esta iso também não funcionará, vamos fazer outra iso para estes lotes também.
      Obrigado pelo contato.

      Excluir
    2. Isso mesmo, o pregão 83/2008 aqui da o erro que mencionei, uma pena.

      Excluir
  32. Olá, baixei as 23 partes da Iso 83.2008, mas tem um problema na PARTE 1, o nome está diferente das 22 partes.

    A parte 1 ta com o arquivo da Iso 38.2006 e as demais estão com a 83.2008.

    Tem como vc upar a Parte 1 da iso 83.2008 correta?
    Te mandei um email para 7miguelsilva7@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor!
      Já estou verificando o que pode ter ocorrido, assim que upar novamente a parte 1 correta lhe mando um e-mail.
      Obrigado pelo contato!

      Excluir
    2. Boa tarde Victor Luiz,
      A Parte01 correta foi upada novamente, favor testar se agora está ok, fiz os testes aqui e funcionou.
      Favor me informar se funcionou pra você.
      Obrigado pelo contato.

      Excluir
  33. Qual a senha do administrador que está configurada para essa iso, tentei a qwe123 e também pro8308 e não funcionou. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os usuários são administradores, as senhas de cada usuário é o dele mesmo. Pra aluno1=aluno1, aluno2=aluno2 e assim por diante.

      Excluir
    2. Obrigado Miguel, irei testar...

      Excluir
  34. ola baixei o iso de vcs instalei no pregão 83/2008 mais quando terminei ñ reconheceu a plca de rede sem fio gostaria de ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste em outra máquina, verifique se o erro ocorre também

      Excluir
  35. Boa tarde, ja usei o dvd de recuperação, porem não fiz o backup da licença, como recuperar novamente? LE 3.0. estou sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LE 3 ou LE4? A iso para o pregão 83/2008 é o le4. poderia verificar?

      Excluir