Ubuntu 13.10

Site ubuntu-br - www.ubuntu-br.org

Juazeiro - BA

Site da PMJ - www.juazeiro.ba.gov.br

Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental




O curso online “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental”, totalmente gratuito e com diploma reconhecido pelo MEC, é dividido em 4 módulos de 12 horas e destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas,  passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula.

O currículo aborda a utilização prática-reflexiva de inúmeras ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogs, wikis, podcasts, rádio-web, vídeo-aulas, repositórios de objetos educacionais, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação, visitas de campo virtuais, em um planejamento que permite o desenvolvimento de competências do professor para a busca, classificação, armazenamento, validação e reutilização da informação encontrada na Web, visando sempre a geração estruturada de conhecimento.


Módulos

NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: ASPECTOS FILOSOFICOS
NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: DIDATICA APLICADA
NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: NOVAS PLATAFORMAS
NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: POLÍTICAS EDUCACIONAIS

LibreOffice - Documentação | Apostilas



Documentação | Apostilas

Nesta seção você encontrará tutoriais, perguntas frequentes, manuais e informações gerais sobre o LibreOffice e a The Document Foundation. Conheça a documentação colaborativa do projeto LibreOffice, disponível nas páginas:

Acessar


Guia do Iniciante

Download


LibreOffice para Leigos - por Klaibson Ribeiro

Download


Faça seu TCC Usando o BrOffice Writer - por Adão Braga Borges

Download

ERRO - Jclic não executa sons das atividades no LE4 multiterminal e não fecha


Nos multiterminais com Linux Educacional 4, o Jclic não executa os sons das atividades, aqueles áudios adicionados por você e não fecha sua janela. Então para resolver estes erros o colega Articulador de Educação Tecnológica de Juazeiro-BA Jonathas Marcelo, apresentou a seguinte solução:

1 - Insatalar o Java da sun, veja como aqui. ou baixe diretamente o arquivo deb disponibilizado pelo AETJ Jonathas Marcelo. aqui.
Caso baixe o arquivo deb, após a instalação execute este comando no terminal, é apenas um comando, copie tudo e cole no terminal, escolhendo a opção automática, quando questionado: 

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java" 1 && sudo update-alternatives --set java /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java && sudo update-alternatives --config java

2 - Edite o comando do jclic no editor de menu. para isto clique com botão direito do mouse no menu LE, clique em Editor de menu. abrirá uma janela como a seguinte, copie e cole os comandos abaixo no compo comando como indicado na imagem e salve as alterações.

Para Jclic player cole este comando:

/usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java -jar %f /usr/share/java/jclic.jar

Para Jclic author cole este comando:

/usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java -jar %f /usr/share/java/jclicauthor.jar

Clique na imagem para ampliar


Se ainda assim ele não executar os sons adicionados nas atividades, verifique as configurações, abrindo JClic player, no menu do JClic vá em ferramentas>definições>Multimédia e certifique-se de que as opções Multimédia ativado  e Detectar automáticamente estejam ativadas.

Boa Sorte!

Criando um pacote DEB



Criar arquivos .deb é muito simples. Basta você criar uma pasta para o pacote, como por exemplo:

$ mkdir /tmp/meupacote

Esta será a pasta raiz dos arquivos do pacote. Dentro dessa pasta você deve criar a estrutura de diretórios do sistema onde os arquivos serão instalados. Por exemplo, se você quiser instalar um ícone em /usr/share/pixmaps e um shell script em /sbin devem ser criadas as seguintes pastas:

$ /tmp/meupacote/usr/share/pixmaps/

e

$ /tmp/meupacote/sbin/

Dentro dessas pastas devem ser colocados os arquivos que você deseja instalar. Depois disso, deve-se criar uma pasta chamada DEBIANe dentro dela deve ser adicionado o arquivo control. Esse arquivo é responsável pelo controle da versão do pacote e por verificar as dependências dele.

$ /meupacote/DEBIAN/control

O arquivo control deve conter as seguintes linhas:

Package: nome_do_pacote
Priority: optional
Version: versão_do_pacote
Section: seção_onde_o_pacote_melhor_se_enquadra
Architecture: arquitetura_do_sistema
Maintainer: Nome_do_mantenedor
Essential: pacotes_essenciais
Depends: lista_de_dependências
Pre-Depends: para_casos_especiais
Recommends: pacotes_recomendados_mas_não_criticamente_necessários
Suggests: pacotes_sugeridos
Installed-Size: tamanho_da_instalação
Conflicts: lista_de_pacotes_que_geram_conflito_com_este
Replaces: pacotes_que_criam_conflitos_e_precisam_ser_removidos
Provides: nome
Description: descrição_do_pacote

O campo Priority identifica se o pacote é critico para o funcionamento do sistema. Em Section deve ser colocado o tipo do programa, por exemplo: Editor, Web, Sound, Graphic, etc. Em Architecture vai a arquitetura da máquina para qual o programa foi projetado, coloca-se all para todas as arquiteturas. Essential, Depends, Pre-Depends, Recommends, Suggests deve-se adicionar os pacotes dos quais o programa depende, pacotes sugeridos ou recomendados. Caso não haja dependências, deixe esses campos em branco. Em Conflicts devem ser adicionados os pacotem com os quais o programa não funciona corretamente e em Replaces os pacotes que devem ser removidos para o bom funcionamento do programa. Provide é o nome do grupo que está disponibilizando o pacote. Os demais campos não necessitam de explicação.

Um exemplo do arquivo:

Package: meupacote
Version: 1.0
Section: miscPriority: optional
Architecture: i386
Essential: no
Depends: libstdc++2.10-glibc2.2, mozilla-firefox (>= 1.5)
Pre-Depends: mozilla-firefox
Recommends: mozilla
Suggests: mozilla-firefox-locate-pt-br
Installed-Size: 512
Maintainer: Meu nome
Conflicts: iceweasel
Replaces: iceweasel
Provides: mozilla
Description: Meu primeiro pacote .deb.

1.2 ADICIONANDO SCRIPTS

Para adicionar um shell script a sua instalação basta criar um arquivo chamado postinst dentro da pastaDEBIAN. Este arquivo será executado após a instalação e pode ser utilizado para a configuração pós-instalação.

$ /tmp/meupacote/DEBIAN/postinst

este arquivo deve ter permissão de execução para dar esta permissão digite como root:

chmod +x /tmp/meupacote/DEBIAN/postinst

Para gerar o pacote basta digitar como root:

# dpkg-deb -b /tmp/meupacote/ /tmp/meupacote.deb

ou

# dpkg-deb –build /tmp/meupacote/ /tmp/meupacote.deb

Para instalar o pacote

# dpkg -i meupacote.deb

Luz do Saber


O Software Luz do Saber
É um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças e jovens, além de promover a inclusão na cultura digital. O Luz do Saber foi desenvolvido pela Casa Brasil e Associação Beneficente Casa da União,um programa de inserção tecnológica do governo federal, e apoiado pela Secretaria de Educação doEstado do Ceará e será disponibilizado para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação,Escolas Públicas, ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos Populares, Sindicatos e demais instituições que atendem a esse público-alvo.



Luz do saber Crianças
Para fazer o download do aplicativo para Linux clique aqui

Para fazer o download do aplicativo para Windows clique aqui

Luz do saber EJA

Para fazer o download do aplicativo para Linux clique aqui

Para fazer o download do aplicativo para Windows clique aqui



Editar PDF no LibreOffice


No Linux Educacional 4
Basta abrir o arquivo pdf com o Writer ou Draw, caso não consiga abrir você deve instalar o pdfimport, para isto baixe aqui a extensão pdfimport.
Para instalar basta extrair o arquivo baixado para a pasta /opt/libreofficeX/share/extensions, onde X é a versão do libreoffice instalado.

No Ubuntu 11 ou superior
Basta abrir um terminal e digitar:

sudo apt-get install libreoffice-pdfimport

Após instalado você já pode abrir os arquivos pdf com o LibreOffice.

Toondoo


 

Crie, publique e compartilhe suas próprias histórias em quadrinhos, Use os personagens existentes, acrescente seus próprios personagens, use a imaginação.

Acessar



Divirta-se!

Publicar e compartilhar atividades criadas com Jclic e Hotpotatoes na internet usando Dropbox

Você vai precisar ter uma conta no dropbox, caso não tenha, crie aqui.
Com as atividades criadas no hotpotatoes, basta upar o arquivo html, gerado pelo hotpotatoes, na pasta Public do dropbox, caso tenha o dropbox instalado no computador, basta mover o arquivo para pasta Public, clicar com o botão direito sobre o arquivo html, clicar em Copy Public Link (copiar link público), então copiar o link gerado para seu blog ou compartilhar com quem você tiver interesse.
Para as atividades criadas pelo Jclic, é necessário gerar os arquivos jclic.zip e o arquivo em html, upar os dois arquivos para pasta Public do dropbox, devem ser upados tanto o arquivo .zip e html gerados pelo Jclic, caso tenha o dropbox instalado no computador, basta mover os arquivos para pasta Public, clicar com o botão direito sobre o arquivo html da atividade que deseja compartilhar, clicar em Copy Public Link (copiar link público), então copiar o link gerado para seu blog ou compartilhar com quem você tiver interesse.

Boa Sorte!

OpenShot - Editor de Vídeo


O Open Shot é uma alternativa gratuita ao Movie Maker para linux. O Editor de Vídeo OpenShot é um programa desenvolvido para criação e edição de vídeos no Linux.  Ele é capaz de combinar facilmente múltiplos clipes de vídeo, de áudio e imagens em um único projeto, e então exportar o vídeo em muitos formatos comuns de vídeo.
O OpenShot é um editor de vídeo não-linear, o que significa que um quadro de vídeo pode ser acessado a qualquer momento, e por isso os clipes de vídeos podem ser misturados, divididos em camadas e dispostos das mais criativas formas.   
Todas as edições nos clipes de vídeo (redimensionar, cortar, etc...) não são destrutivas, ou seja, os clipes originais nunca são modificados.
Você pode usar o OpenShot para criar apresentações de slides com fotos, editar seus vídeos caseiros, criar comerciais de televisão e filmes on-line, ou qualquer outra coisa que você puder imaginar.

Para instalar no LE4 digite no Terminal:
sudo apt-get install openshot

Para instalar no LE3
Baixe este arquivo abaixo

Para instalar os arquivos Openshot e Manual OpenShot no LE3 basta dar dois cliques neles. Os arquivo Dependências e Dependências2 precisam ser descompactados, para instalar como os anteriores (com dois cliques).
Ou ainda, se preferir, após descompactar os arquivos despendẽncias, na mesma pasta dos outros dois arquivos (Openshot e Manual OpenShot) basta abrir um terminal e acessar a pasta onde estão os arquivos (ex: cd /home/professor/Download caso os arquivos estejam na pasta download) então usar os comandos sudo dpkg -i *deb

Para outras versões do linux acesse este link.
Manual do OpenShot  aqui.

Boa Sorte