Mudar página inicial do firefox no Linux Educacional

 

Uma das atualizações do linux educacional 4.0 bloqueou algumas configurações no navegador firefox, além de incluir os usuários alunos no grupo freeze novamente, para quem os havia retirado.

Caso seja seu interesse modificar a página inicial ou outras configurações do firefox, além de excluir os usuários alunos no freeze, se iste for desejo seu, siga os procedimentos abaixo:

1 - Excluindo os usuários alunos do grupo freeze:
Logado como professor, abrir um terminal copiar e colar o código abaixo:

sudo gpasswd -d aluno1 freeze && sudo gpasswd -d aluno2 freeze && sudo gpasswd -d aluno3 freeze && sudo gpasswd -d aluno4 freeze && sudo gpasswd -d aluno5 freeze

2 - Alterando página inicial do firefox:
Logado como professor abra o terminal e digite: sudo apt-get install kate && sudo kate /etc/firefox/syspref.js abrirá um arquivo como na imagem abaixo. Para alterar apágina incial faça como mostrado na imagem

Clique na imagem para ampliar
 

OU simplesmente exclua o arquivo  syspref.js com o comando: rm /etc/firefox/syspref.js e faça a alteração direto no navegador.

Para outras modificações veja a imagem abaixo, use true (verdadeiro) para habilitar uma opção ou false (falso) para desabilitar.
Clique na imagem para ampliar

7 comentários :

  1. Tentei fazer o descrito acima e da o seguinte erro: sudo: kate: comando não encontrado

    ResponderExcluir
  2. Olá, vc tem duas opções, instalar o editor de kate, e repetir os procedimentos, ou usar o nano que já está instalado.
    Para instalar o kate digite: sudo apt-get install kate
    Caso queira usar o nano o comando ficaria assim: sudo nano /etc/firefox/syspref.js
    Obrigado pelo contato!
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Sem precisar usar o freeze, acesse com o usuário "professor", acesse o terminal, digite:

    sudo apt-get install mc && sudo mcedit /etc/firefox/syspref.js

    Vai acessar um editor de texto no próprio terminal, procure o endereço do site do MEC e modifique para o email que vc quiser.
    Save, Quit... e boa navegação

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde como faço para mudar a barra dos favoritos nos terminais dos alunos? no servidor, entrando como professor eu comsegui.... mas como os dos alunos são multiterminais, e tenho que logar como"aluno" sempre volta os favoritos que vieram do mec. Tem como mudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane,
      Você pode remover o arquivo "syspref.js" assim as alterações que vc fizer no firefox permanecerão, para remover, logado como professor, abra o terminal e digite: rm /etc/firefox/syspref.js
      Depois pode fazer as alterações.

      Excluir
    2. Obrigado meu querido pela atenção... mas vou te confessar uma coisa... não entendo nada daquela liguagem de comandos... já havia aberto o syspref.js para alterar a página inicial do firefox e consegui...mas foi a única coisa que entendi daquilo tudo....rsrsrsrs...mas não consigo alterar os malditos favoritos... sempre volta os mesmo de origem quando as máquinas são reiniciadas....se não for pedir demais... vc poderia me dar os "passo a passo"?... desde já agradeço muito... Uma granbde abraço e um ótimo final de semana..,. Eliane de Bitencourt

      Excluir
    3. Olá Eliane, experimente os procedimentos deste vídeo neste link:
      http://youtu.be/2cUz1fnTZQg
      pode resolver, Se ainda tiver dúvida, fique a vontade.

      Excluir