No Linux Educacional 5.0 versões escola e multiterminal o usuário root é o “admin”, então para fazer alterações como root existem algumas opções:
1- Logar como admin na tela de login:
- Usuário: admin
- Senha: admin
2- Adicionar o usuário professor, ou qualquer outro usuário, ao grupo sudo, desta forma você poderá fazer alterações como super usuário quando logado com o usuário adicionado a este grupo:
obs: substitua o nome usuário, pelo nome que você quer adicionar no grupo sudo
3- Podes ainda, sempre que quiser fazer alguma alteração como super usuário, acessar a conta admin via terminal:
3- Podes ainda, sempre que quiser fazer alguma alteração como super usuário, acessar a conta admin via terminal:
- Abra um terminal e digite su admin, digite a senha admin. Agora estás apto a fazer qualquer alteração via terminal, sem precisar fechar sessão para logar como admin.
Boas dicas!
ResponderExcluir- Como posso configurar, sem que seja apagado ao desligar a máquina, o endereço do servido proxy e um site favorito?
- a mesma pergunta faço para outro programa jClic que busca as atividades em um banco de dados que fica em um servidor.
Sabendo que o LE_5.0 apaga todas as alterações feitas ao reiniciar ou desligar o PC.
Olá Israel, aqui no blog, mas precisamente neste link http://aetjblog.blogspot.com.br/2013/06/mudar-pagina-inicial-do-firefox-no.html , mostro qual arquivo responsável por impedir modificações do firefox, modifique como achar necessário.
ResponderExcluirApesar da postagem ser para o LE4, serve para o LE5 também.
ResponderExcluirObrigado pelo contato!
Como q eu acesso o MODO SUPER USUARIO no linux educacional 5.0? Nao estou conseguindo compartilhar pastas, ele da o seguinte erro: "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Permissão negada
ResponderExcluirYou do not have permission to create a usershare. Ask your administrator to grant you permissions to create a share.
Olá Márcia,
ResponderExcluirPara compartilhar pasta é preciso estar em modo SUPER USUÁRIO, para isto, abra o terminal (Ctrl+t), e digite "sudo nautilus" sem aspas, na janela que abrir, clique com o botão direito do mouse em cima da pasta que quer compartilhar, clique em "propriedades", na aba compartilhar, marque a opção "compartilhar esta pasta", selecione "permitir criar ou excluir arquivos" caso deseje, e marque a opção acesso anônimo para que ao acessar a pasta de outro computador NÂO seja exigida senha. pronto está compartilhada a pasta.
Obrigada pela ajuda Miguel. Fiz como vc falou, deu certo, vejo nos outros terminais q aparece a pasta compartilhada, porem qdo vou nos outros terminais e tento acessar a pasta ela pede senha e eu fiz como vc falou: deixei marca a opção "anonimo". Eu fiz toda configuração descrita acima no terminal logada como admin. Qual é a senha q tenho q colocar nos terminais?
ResponderExcluirOlá, bom dia,
ResponderExcluirvc compartilhou pasta do usuário professor ou admin?
veja que quando vc digita sudo nautilus no terminal ele abre a pasta do usuário admin.
Fiz testes compartilhando pastas do usuário professor e não pediu senha, mas para as pastas do usuário admin sim.
Mas de qualquer modo, o usuário e senha pedido é o mesmo que foi cadastrado para o samba, caso não tenha cadastrado nenhuma siga estes procedimentos:
logado como admin no terminal digite:
sudo smbpasswd -a admin
(digite a senha "admin")
Será pedido o seguinte:
New SMB password (nova senha samba)
retype New SMB Password (redigite a nova senha samba)
Muito estranho amigo, antes eu tinha compartilhado a pasta logada como admin, criei a pasta e segui os passos q vc mencionou acima. Qdo ia no terminal eu encontrava a pasta q eu tinha compartilhada e ela pedia senha. Ai usei o sudo smbpasswd -a admin ... p criar a senha do samba, criou tudo certinho (uso a mesma senha p logar), so q no terminal nao aceita. Troquei de usuario (fui p o professor), criei a pasta, compartilhei, coloquei p logar como anonimo, tudo como vc ensinou, so q no terminal fica pedindo senha e a senha q eu criei no samba nao é aceita. Onde sera q estou errando?
ResponderExcluirBem, não sei o que pode estar acontecendo. nos testes que fiz aqui, só pediu senha para as pastas do usuário admin.
ResponderExcluirtente adicionar o usuário professor ao samba ao invés do admin
logado como admin
sudo smbpasswd -a professor
(digite a senha "admin")
Será pedido o seguinte:
New SMB password (nova senha samba)
retype New SMB Password (redigite a nova senha samba)
Então, nos terminais, ao tentar acessar as pastas compartilhadas usar o usuário professor e a senha que que vc criou para ele. existe ainda uma opção de lembrar senha, para não ter que ficar digitando a todo momento.
Nossa nem imagino o q deva estar acontecendo. Vou relatar melhor: estou no comp 'x' com LE 5.0, logado como admin, fui no log do professor e criei a pasta compartilhada. Fiz o procedimento de add o professor ao samba logada como admin:
ResponderExcluir(sudo smbpasswd -a professor
(digite a senha "admin")
Será pedido o seguinte:
New SMB password (nova senha samba)
retype New SMB Password (redigite a nova senha samba)
Qdo vou no computador 'y' com LE 3.0 vou em Locais Remotos > Compartilhamento Samba > Workgroup > LE5 > 'Pasta A1' (ele encontra a pasta compartilhada) e coloca uma janela qdo tento entrar na pastas com os dizeres: 'Por favor entre a informaçao sobre autenticação para:
servidor = Le5
Compartilhamento = A1
Nome do usuário:___________
Senha:__________
Neste, caso a sugestão que lhe dou é usar o ubuntu 12.04, no lugar do LE5.0, este ainda está em fase inicial, pode dar muita dor de cabeça, eu por exemplo uso o Ubuntu 12.04 no servidor e nos terminais o le4.
ResponderExcluiro Ubuntu 12.04 tem funcionado perfeitamente.
É apenas uma sugestão.
O duro Miguel, é que tenho q deixar o LE instalado :S
ResponderExcluirComo vc viu o q postei acima, estou fazendo o procedimento correto, nao estou? É estranho né?
Entendo!, sim o procedimento parece correto, outra dica é ao invés de compartilhar do servidor, compartilhe uma pasta dos terminais. pode funcionar.
ResponderExcluirOlá Miguel, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Estou com uma dificuldade. Gostaria de criar no LE 4.0 os seguintes usuários:
ResponderExcluirPROFESSOR (sem poder de administrador, apenas para uso normal do pc sem poder alterar as configurações estabelecidas)
ALUNO1 e ALUNO2 (também com poder de apenas realizar uso normal do pc) e
um usuário para mim utilizá-lo como ADMINISTRADOR.
Olá Jean,
ResponderExcluirPara gerenciar usuários, no le4 logado como professor
clique em menu LE>sistema>centro de Controle
na janela que abrir, na lateral esquerda, estenda a opção "sistema" clicando num sinal como este ">" escolha gerenciamento de usuário, abrirá uma nova janela, é nela onde vc pode fazer as devidas alterações de privilégios, para adicionar um usuários clique em novo, para mudar as permissões de um determinado usuário, selecione-o, clique em modificar, na janela que se abrir, na aba grupos e privilégios vc pode adicionar o retirar o privilégio de administrador de um usuário marcando ou desmarcando a opção "Administer the system", quando marcada esta opção este usuário terá privilégios administrativos, não esqueça de escolher uma senha para os usuários que criar.
Boa Sorte!
boa tarde eu uso o le3 no servidor das bancadas gostaria de saber como dar a permissão para as bancadas conectarem no servidor no le5
ResponderExcluirNão entendi bem a situação. Poderia explicar melhor?
ResponderExcluirNão entendi bem a situação. Poderia explicar melhor?
ResponderExcluirnão entendi nada ta ok explique melhor mais claro e mais facil
ResponderExcluirmeu linux educacuinal 5.0 ainda pede a droga da senha root este site é uma droga.
eu tenhu um netbook tablet ganhei da escola com o windrows linux 5.0 quero saber a senha do suporte dele pf me responda
ResponderExcluirOlá, não entendi sua colocação: "WINDOWS LINUX 5.0" (afinal é Windows ou Linux?) sobre esta senha de suporte, eu desconheço.
ExcluirEle quis diser linux 5.0 educacional
ResponderExcluirCerto, mas sobre esta senha de suporte eu desconheço, não posso ajudar.
ExcluirBoa noite a todos estou na coordenação de um LIE e gostaria de bloquear alguns sites diretamente no roteador dlink 2640 do pregão 23/2012, gostaria de saber se esse roteador tem essa opção ou terei que criar um servidor no LIE 5?
ResponderExcluirAgradeço desde já e aguardo
Olá José carlos,
ExcluirPara bloquear sites no le, use o arquivo hosts, que fica na pasta /etc
no final do arquivo coloque o endereço do site como no exemplo abaixo
0.0.0.0 www.orkut.com
0.0.0.0 www.facebook.com
0.0.0.0 www.playboy.com.br
Olá sou usuário do LE 5.0 na escola acho que estou com o mesmo problema relatado acima. quando vou compartilhar pasta no LE5, mesmo sendo pelo admin ou root, dou permissões mas quando vou acessar nos outros computadores que são LE3 pede login e senha. Não sei mais o que fazer.. Alguém pode dar uma luz????
ResponderExcluirOlá Maestro João,
ExcluirFiz os teste aqui, usando o LE5 e LE3 e funcionou, tente o seguinte:
No computador em que compartilhou a pasta, abra um terminal e digite: sudo chmod -R 777 endereçoPastaCompartilhada
Boa tarde...
ResponderExcluirDesculpe se não li todos os comentários, mas estou desesperadas... Não consigo acessar o linux educacional como administradora... Já tentei todas estas senhas: admin, qwe123, qwe12345, qwe12... Será que tem como descobrir esta senha, pois sem ela não consigo fazer as configurações necessárias.
Obgda
Olá Cecília,
ExcluirTente este procedimento, para dar permissão de administrador ao usuário professor: https://www.youtube.com/watch?v=OPRJhX8qQaI&index=9&list=UUDJs4WtyPfm4Q6PNeKJ4WBw