ITalc - Ligar computador via rede


Para aqueles que querem ligar os computadores através do iTalc:

Na verdade são duas partes.
- A primeira, é necessário incluir o endereço MAC de cada computador nas configurações do cliente (procedimento descrito abaixo).
- A segunda, consegui executar essa rotina somente nos computadores que, quando ligo o estabilizador, ele liga rapidamente e logo em seguida desliga. É preciso configurar no setup do computador para deixá-lo dessa maneira. Consegui fazer isso em um computador mas não descobri qual é a opção. Geralmente é Wake On Lan, mas nessas placas não tem essa opção e não sei qual é. Quem souber posta aí.

Eu o fiz da seguinte maneira, caso alguém tenha outra forma mais prática é só postar:

1 - DESCOBRINDO O ENDEREÇO MAC PELA REDE
Com os computadores ligados, abra o iTalc e aguarde o programa detectar todos os pcs. Em seguida, vá em Iniciar \ Sistema \ Terminal (Konsole). Digite o comando arp -a e tecle enter. Pronto, serão listados os computadores com seus respectivos endereços IP e MAC. De posse desses endereço, vamos para o passo seguinte.

2 - CADASTRANDO O ENDEREÇO MAC
Volte para o iTalc e edite o cliente de acordo com o IP encontrado (botão direito do mouse em cima do computador e depois Edit Settings). Na tela principal do Client Settings, cole ou digite o endereço MAC no campo MAC-address. Exemplo de endereço MAC: 00:1D:92:E7:91:C1

Feito isso, ligue os estabilizadores e depois clique no Power On (botão verde) no iTalc. Lembrando que isso só funcionará nos computadores que sempre ligam rapidamente e desligam depois ao ligar o estabilizador.

2 comentários :