Atualizar LE 3.0 e 4.0

Antes de qualquer instalação é aconselhável atualizar o seu LE. para evitar dores de cabeça. No LE 4.0 vc já pode ir direto para o passo de atualização. no LE 3.0 há um repositório que deve ser desmarcado, caso ele esteja ativado quer baixar 18gb na atualização, então é aconselhável desmarcá-lo. faça o seguinte:
clique em iniciar>adept, vá no menu Adept>gerenciar repositório, vai abrir uma caixa de diálogo, clique na aba Third Party Software, desmarque o endereço http://repositorio.mec.gov.br/ mec 3.0 e clique em close para sair. agora vc pode partir para a atualização de seu SO, conforme mostrado no passo seguinte.

Obs: No Le3.0 não há mais suporte para atualização, então para continuar atualizando  e fazendo instalações normalmente são necessários alguns passos, confome a seguir:

Abra um terminal e execute o seguinte comando:
 
sudo sed -i -e 's/archive.ubuntu.com\|security.ubuntu.com/old-releases.ubuntu.com/g' /etc/apt/sources.list
 

Agora siga o procediemento de atualização descrito abaiso

ATUALIZAÇÃO
Para linux educacional 3.0 ou 4.0

1- Abra o terminal: iniciar>terminal no le4, iniciar>sistema>terminal no le3, digite sudo apt-get update (isto vai atualizar o repositório)
2- digite sudo apt-get upgrade (atualizará seu sistema)
Pronto.

Em alguns casos pode ocorrer algum erro na atualização do LE3.0, no arquivo base-files, a solução que encontrei, testei e que funcionou foi deletar um arquivo chamado base-files.postinst que está em /var/lib/dpkg/info, Após a tentativa de atualização, no terminal dê um CTRL+C para cancelar, então usando o gerenciaddor de arquivos modo super-usuário entre no diretório  /var/lib/dpkg/info para deletar o arquivo base-files.postinst, depois no terminal rode o seguinte comando "sudo dpkg --configure -a", sem aspas, agora pode continuar com sua atualização normalmente usando sudo apt-get upgrade.

Boa sorte!

19 comentários :

  1. Obrigado Miguel,

    Esse tutorial resolveu meu problema.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não consigo atualizar dessa forma. O Linux é o Educacional 3.0. A atualização demora quanto tempo?

    ResponderExcluir
  3. Olá Ferraz, poderia descrever o erro que ocorre quando tenta atualizar?, em que passo ocorre o erro.
    A atualização do Le3.0, se for a primeira vez que vai atualizar deve baixar cerca de 300MB, o tempo depende da velocidade de sua conexão.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ferraz, fiz uns testes aqui e reaalmente verifiquei que ocorre um erro quando se tenta atualizar. dá erro no arquivo base-files, a solução que encontrei, testei e que funcionou foi deletar um arquivo chamado base-files.postinst que está em /var/lib/dpkg/info, Após a tentativa de atualização, no terminal dê um CTRL+C para cancelar, após entre no diretório /var/lib/dpkg/info para deletar o arquivo base-files.postinst, depois no terminal rode o seguinte comando "sudo dpkg --configure -a", sem aspas, agora pode continuar com sua atualização normalmente. sudo apt-get upgrade.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Não consigo deletar. Aparece uma mensagem "acesso negado".

    ResponderExcluir
  6. Consegui deletar pelo modo super-usuário.

    ResponderExcluir
  7. Agora preciso de ajuda para atualizar o firefox, não estou conseguindo mesmo após a atualização do sistema. É possível atualizar o 3.0 para o 4.0?

    ResponderExcluir
  8. Olá ferraz, existem algumas opções para utilização do firefox no le3, são elas:
    1 - usar a versão 3.6.17, caso ainda não esteja usando esta versão, abra o adept e digite, na barra de pesquisa, firefox, clique em cima de firefox, clique em instalar, clique em aplicar.
    2 - atualizar para uma versão firefox mais nova, nem todas as versões funcionam, então indico a versão 14 veja como pode ser instalado neste link: http://aetjblog.blogspot.com.br/2013/04/atualizar-firefox-no-le-30.html

    ResponderExcluir
  9. Já atualizei o firefox pelo adept a cerca de dois meses no máximo. Mas, no outlook aparece que a versão está desatualizada.Tento novamente atualizar mais aparece a seguinte mensagem:= Upgrading to a no longer supported version =

    You are about to upgrade to a version of Ubuntu that is no longer
    supported.

    ResponderExcluir
  10. Então Ferraz, Sempre aparecerá que a versão está desatualizada, pois no Linux Educacional 3.0, não suporte para a nova versão do firefox eu já está na 20. A solução seria usar ou a versão 3.6.17, ou a versão 14, conforme lhe disse, e sempre que pedir para atualiar vc deve ignorar.
    Uma outra saída é usar o LE4.0, mas vai depender de qual pregão vc está usando, pois ele não dá suporte a todos os pregões.
    Qual o pregão de seu laboratório?

    ResponderExcluir
  11. Olá Miguel estou com um problema. Aqui na escola os pcs são do pregão 71/2010. Acontece que os pcs estão conectados em internet do PR-DIGITAL que é protegida com proxy. Gostaria que você me ajudasse a configurar o pcs para receberem as atualizações. Eu tentei atualizar seguindo os passos do vídeo tutorial do site LE 4.0 do autor Sérgio Graças porém depois começa a aparecer notificações de pacotes para serem baixados e ao se tentar baixar estes pacotes através destas janelinhas de notificações ocorre erro.
    Já pesquisei muito sobre como atualizar através de internet com proxy mas até agora não consegui resolver o problema. Nestas pesquisas encontrei o post abaixo que diz que não é necessário realizar atualização pois esta acontece de maneira automática, abaixo segue esta postagem juntamente com seu endereço de site:

    http://redmine.c3sl.ufpr.br/boards/1/topics/304

    """"Veja, o sistema possui um mecanismo de atualização automática, e esta acontece uma vez por dia em horários distintos para cara máquina,
    a fim de não sobrecarregar a rede, uma vez que a sua máquina não esteja ligada nesse horário sorteado (ou se não houver atualização a ser feita), esta não será atualizada naquele dia.
    Então não há porque se preocupar com a atualização do sistema, a não ser, que de alguma forma, sua máquina nunca se atualiza.
    O procedimento utilizado pelo vídeo do Sérgio, não entra no padrão, sendo de total responsabilidade do usuário""""

    Mas mesmo se o que o Rafael escreveu for verdade, ainda assim me preocupo, pois a internet aqui da escola é com proxy. Só para você ter uma idéia, a biblioteca da escola ganhou de doação um notebook para informatizar o controle de empréstimo de livros. Este notebook não consegue receber as atualizações do windows update, e não por falta de serviços de ferramentas administrativas estarem desabilitados, pois pesquisei sobre este problema e habiltei os serviços para receber atualizações em internet com proxy. Mas mesmo assim o update não funciona com a bendita internet com proxy, nem o antivírus da microsoft o MSE.
    Olha, acho que fiz de tudo. Através de informações de um técnico da CRTE executei também os seguintes comandos para driblar a internet com proxy, eis os códigos:

    1º abro o terminal do ubuntu e uso o seguinte comando (sempre depois de digitar sudo su + enter + senha)
    gedit /etc/environment

    abrirá um editor de texto e adiciono as seguintes linhas
    http_proxy="http://192.355.4.1:3128"
    ftp_proxy="http://192.355.4.1:3128"

    salvo e fecho o gedit.

    Por último uso o comando
    gedit /etc/apt/apt.conf

    abrirá um editor de texto onde devo acrescentar as seguintes linhas:
    Acquire::http::Proxy "http://192.355.4.1:3128/";

    Segundo o autor deste passo a passo diz que após executados os passos acima, devo salvar e fechar o gedit, reiniciar o pc e daí consigo atualizar/instalar programas no ubuntu ou LE ou Gnu/Linux nas escolas. O que comigo não tem acontecido infelizmente.

    E aí será que você poderia me dar uma luz?

    Abraço
    Jean

    ResponderExcluir
  12. Olá Jean Paulo,
    Você cita ter conseguido fazer a atualização seguindo o vídeo do Sérgio Graças para LE4, mas que posteriormente aparecem janelas para baixar outros pacotes, poderia me dizer se está falando do LE4 ou Ubuntu? não me recordo do LE4 trazer janelas de atualização, poderia tirar um print dessas janelas?
    Obrigado pelo contato!

    ResponderExcluir
  13. olá Miguel,
    são avisos do kpackagekit sobre atualizações de idiomas. Este programa acaba sendo instalado depois da sequência dos comandos aptitude update aptitude safe-upgrade e aptitude -f install.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jean, tente fazer a atualização simples, sem maiores alterações, após a instalação do le4, basta abrir um terminal e digitar: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y
    Obrigado pelo contato!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Trabalho com suporte Técnico em laboratórios que utilizam o S.O linux Educacional 3.0, e gostaria que me auxiliassem se à possibilidade de fazer uma atualização do Sistema Operacional para uma versão mais recente (4.0) , Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julierme alves,
      1 - é preciso saber se os pregões suportam o Le4, os pregões 68/2009, 69/2008, não suportam, o pregão 38/2006, suporta mais fica um pouco pesado, aqui, usamos o Lubuntu neste pregão.
      2 - Aqui mesmo no blog vc encontra uma ISO de alguns pregões já personalizado, caso queira testá-los vc pode baixar por este link de acordo com seu pregão: http://aetjblog.blogspot.com.br/2014/02/isos-recovery.html
      3 - Ou você pode baixar o Linux Educacional 4.0 no próprio site do LE http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/LE4/instalacao.html
      Se tiver dúvidas de como instalar o LE4 você pode assistir à estas duas primeiras vídeo aulas que mostram a instalação e atualização do LE4.
      Obrigado pelo contato!

      Excluir
  16. Olá, na hr de fazer o update ele da erro, "Alguns arquivos de índice falharam para baixar" e no upgrade 0 pacotes instalados e tudo 0. já apaguei o arquivo base-files e nada. HELP!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verifiquei que infelizmente o LE 3.0 não está mais sendo atualizado, mesmo mudando o sources.list para repositório antigo não está mais disponível, Qual o seu pregão, verificou se não é possível mudar para o LE4?

      Obrigado pelo contato!

      Excluir